SindicoNet.COM.VC

www.sindiconet.COM.VC

Nos dois condominios comerciais em que estou sindica, conseguimos reduzir o consumo de agua, utilizando do Projeto Cura. Trocando as torneiras por torneiras temporizadas, algumas delas foram colocados redutores, abrindo a torneira pouco ou muito a quantidade de água é a mesma. Nos vazos sanitários foram reduzidos para 6 litros a agua da caixa descarga, onde possui 2 tempos de descarga, para liquido e para solido. A reduçao foi aproximadamente de 30%.

No Condominio onde moro, contratamos uma empresa para individualização da agua, onde cada apto tem seu hidrometro. Alem da economia cada apto paga exatamente o que consumiu. Essa individualização trouxe grande beneficio aos que sabem economizar e deixou de pagar para aqueles que esbajam agua. Hoje aqueles que consumiam bastante, foram obrigados a economizar quando sentiram o peso do desperdiço no proprio bolso.

Exibições: 8

Respostas a este tópico

Boa noite Gilda!
Minha curiosidade é com relação à individualização da água. Como foi realizada a infraestrutura para a instalação de hidrômetro individual? Houve muito quebra-quebra?
Oi Lino

Houve quebra sim, mas nada exagerado.
Optamos por colocar a caixa de descarga embutida. É um sistema novo, essa caixa tem capacidade para + ou - 12 litros. Substitui aquela caixa que compra-se com o vaso sanitário e substitui a valvula hidra. A capacidade da caixa pode ser regulada diminuindo a quantidade de litros.
No caso do meu predio, como possui apenas 8 aptos, foi possivel colocar 8 caixas de 1.000 litros, uma para cada apto.
Do teto desceu o cano entrando em cada apto, a quebra foi no sentido reto sem muito prejuizo.
Em cada lado do predio (aptos Impares e pares), foram instalados 4 hidrometros de cada lado.No Lado par fica o hidrometro da Sabesp que faz a distribuição para os demais. Atualmente a propria empresa que fez a individualização, faz a leitura dos 8 hidrometros e fornece a planilha com a medicão e os valores a pagar/apto.Futuramente a Sabesp fará a leitura e emitirá as contas individualizadas, mediante a instalaçao de equipamento para leitura a distancia.
Foi muito bom essa individualizaçao, muitos deixaram de pagar o consumo do outro.
Boa Noite

GILDA
Parabéns Gilda pela notícia. Acabo de vistar o site do projeto C.U.R.A. e fiquei impressionado com as informações. Pena que em meu Estado (MG) ainda não exista uma franquia para aproveitarmos essa excelente idéia. Tenho a impressão de que breve isso seja possível e os condomínios mineiros também venham a se beneficiar do projeto. Só de pensar que o condomínio não terá despesa nenhuma (exceto pagando pela economia que tiver, menor que o valor das contasmensais atuais) já é um salto para que todos nós, síndicos brasileiros, possamos criar mecanismos de economia aos condôminos de modo geral.
Caros Gilda e Lino Sérgio. A idéia de individualizar a água em condomínios era algo impensável até pouco tempo atrás. Com as novas tecnologias, a tendência é que isso venha a ocorrer em muitos condomínios que ainda não o fizeram. Oxalá eu consiga adotar o sistema nos condomínios que administro em Belo Horizonte e obter o tão esperado êxito na economia que cada morador terá, evitando os abusivos consumos de quem não se preocupa com o bolso alheio (muito menos com o próprio). A individualização fará com que cada imóvel pague exatamente pelo que consumir. Aí sim, mostrará a dimensão do real custo ao bolso de cada condômino e forçará que aprenda a reduzir o consumo abusivo e dispendioso que tanto mal faz aos condomínios e ao meio ambiente com o desperdício desse valioso líquido.

GILDA SANTANA GARCIA disse:
Oi Lino

Houve quebra sim, mas nada exagerado.
Optamos por colocar a caixa de descarga embutida. É um sistema novo, essa caixa tem capacidade para + ou - 12 litros. Substitui aquela caixa que compra-se com o vaso sanitário e substitui a valvula hidra. A capacidade da caixa pode ser regulada diminuindo a quantidade de litros.
No caso do meu predio, como possui apenas 8 aptos, foi possivel colocar 8 caixas de 1.000 litros, uma para cada apto.
Do teto desceu o cano entrando em cada apto, a quebra foi no sentido reto sem muito prejuizo.
Em cada lado do predio (aptos Impares e pares), foram instalados 4 hidrometros de cada lado.No Lado par fica o hidrometro da Sabesp que faz a distribuição para os demais. Atualmente a propria empresa que fez a individualização, faz a leitura dos 8 hidrometros e fornece a planilha com a medicão e os valores a pagar/apto.Futuramente a Sabesp fará a leitura e emitirá as contas individualizadas, mediante a instalaçao de equipamento para leitura a distancia.
Foi muito bom essa individualizaçao, muitos deixaram de pagar o consumo do outro.
Boa Noite

GILDA
Caríssimos,
A despesa com pessoal é, normalmente, a maior fatia do bolo de despesas.

Os sindicatos dos trabalhadores, é claro, defendem os interesses apenas dos seus filiados. Não se importando se os patrões podem pagar ou não.

Falando tão somente do condomínios, que são responsáveis pela geração de muitos empregos diretos e indiretos, mas como uma pseudo-empresa, nada produz, não tem a quem repassar seus custos (não gera lucro), caberia, creio eu, que os sindicatos patronais lutassem por reduções de tributos como INSS sobre a isenção do síndico (acho um abuso), PPRA bianual, haja vista que quase nada muda de um ano para outro num condomínio e, assim como síndicos profissionais prestam serviço a vários condomínios, 'zeladores' também poderiam atender a mais de um condomínio de cada vez. São idéias.

A pretensa vontade em reduzir para 40horas semanais, com a desculpa de que irá gerar mais empregos, para os condomínios apenas fará aumentar as despesas com mais horas extras e não irá gerar um só emprego a mais. (creio que nas demais empresas também não haverá aumento de oferta de emprego).

Suportar morar em condomínios é o ônus para contornar problemas com transporte, segurança, etc. que deveriam ser melhor atendidos pelo Estado. Sendo assim, além das mágicas que os amigos propõem para redução de custos, algumas soluções passam por leis mais justas, que tratem aos condomínios como uma empresa diferenciada, que realmente é.

É o que penso.
Gilda, estou sindico a apenas 1 mês, assumi com varias idéias, em virtude de nosso prédio ser muito novo (1 ano) e sua aparência estar próxima de um edifício de 10 anos, estamos trabalhando várias situações e uma delas é em relação a água, consultei 2 engenheiros inclusive um do meu conselho e ambos me disseram que redução na caixa de descarga ou trocar o dispositivo de acionamento para o duplo comando, causaria vários problemas para o encanamento do prédio a longo prazo, em virtude do sistema ter uma preparação para escoamento de determinada quantidade de água e em determinado momento ter um escoamento menor, vc já ouviu comentários sobre isso ?
Parabens Gilda,
Entrei no site do C.U.R.A fiquei maravilhada, Sou sindica e ja mandei uma email pra fazermos um levantam,ento no meu condominio onde as pessoas não tem conciência do desperdicio de água.
È um absurdo o que se gasta com água, literalmente um dinheiro jogado no esgoto.
Mas uma vez parabens

RSS

Mensagens de blog

Equipe SindicoNet

Síndico Profissional e suas perspectivas!

Por Gabriel Karpat*

Mesmo sem conhecermos com exatidão o surgimento da expressão síndico profissional  ou a profissionalização desse segmento,  podemos afirmar que é uma tendência e que  veio para ficar !

Se considerarmos que nas últimas décadas a forma de moradia em edifícios multiplicou-se em proporção geométrica, fica compreensível a demanda por síndicos  nesses novos empreendimentos.

Para se…

Continuar

Postado por Equipe SindicoNet em 10 fevereiro 2012 às 13:39

Membros

• Rafael
  • Solange Souza
  • André Dias
  • Palazzo Condomínios
  • ELIANE BEZERRA DE ARAUJO
  • Sergio A R Borges
  • LÚCIA  GAMA
  • Fernando Barbosa